Você está aqui: Página Inicial / Banco de Ideias / IPTU

IPTU

por Assessor publicado 26/04/2021 11h12, última modificação 21/01/2022 11h19

Boa Noite. Assim como eu, inúmeros munícipes passam pelo mesmo problema referente a IPTUS atrasados. Como sabemos o IPTU em nossa cidade tem um valor muito alto, com as crises econômicas e agora com o advento da pandemia, a situação de pagamento do IPTU creio que tenha ficado difícil para muitos. Em várias oportunidades fui a divida ativa da Prefeitura fazer acordos. E garanto que não é uma situação fácil, é vergonhoso chegar a esse ponto, e ainda mais quando os funcionários não te atendem de uma forma humanizada, não olham para aquele problema individualmente, ou seja, o quanto eu posso pagar por mês naquele acordo para não vir a quebra-lo. Estando lá tentando resolver o meu problema, sinto e vejo outros munícipes com a mesma sensação que eu, de vergonha. Pois o que é oferecido de forma impositiva pela Prefeitura, sempre são acordos de valores altos por mês. Por vergonha e no afã de querer pagar a divida e solucionar o problemas e dormir tranquila com as contas em ordem, muitos aceitam o que foi proposto e óbvio com o decorrer dos meses o acordo é quebrado. Virando essa bola de neve de vergonha, humilhação e de não conseguir uma boa proposta da Prefeitura, só em pagamentos a vista essa possibilidade se faz presente, mas quem tem dinheiro sobrando hoje em dia para dispor? Gostaria de saber se pode ser feito algo do tipo, um mutirão de IPTU atrasado, mas de maneira humanizada, aquele acordo voltado diretamente para aquela pessoa de forma individualizada, levando em conta o que ela pode pagar mensalmente sem quebrar o acordo em questão? Creio que isso geraria uma demanda muito grande de munícipes querendo quitar seus débitos, além de trazer uma quantia valorosa para a Prefeitura aplicar na própria cidade. Talvez a máxima antes pouco do que nada caiba aqui, antes receber pouco e frequente, do que não receber por anos e anos a fio. Fora que a Prefeitura mesmo na pandemia anda mandando os munícipes para protesto, os processos com penhora continuam e além de que não atendem online só presencialmente para acordos. Sou grata por esse canal e essa oportunidade de levar essa sugestão/indagação a vós nobres vereadores. Desde já meu muito obrigada.

: 23/04/2021 20h11
: Sugestões
: Comunicação
: 20210423201150
: Resolvida

Respostas

1

: ass
: 26/04/2021 11h10
: Pendente

Bom dia, Ana Paula!

Entendemos e temos conhecimento dessa questão, por isso, esse ano o Presidente, Anderson Godoi e o Vice Presidente, Renato Vargas, indicaram que a Lei de Alistia fosse realizada para parcelamento em até 48 meses.

Tendo em vista que os parcelamentos normais são realizados em até 50 meses e as alistias eram realizadas em parcelamentos de até 10 meses.

A indicação foi parcialmente atendida e está em vigor a Lei de Anistia que desconta todo o valor de multa e juros. Podendo ser parcelado em até 36 meses.

A senhora ainda pode obter seu demonstrativo total de debito na Prefeitura, trazer até a Câmara para que os vereadores possam lhe ajudar na verificação do que é prioridade pagar no momento.

Tenha uma ótima semana!
Abs.

Arquivos anexados

Esta solicitação ainda não contém nenhum arquivo anexado.

Ações do documento